Guarabira

GUARABIRA - PARAÍBA


Guarabira é um município brasileiro localizado no estado da Paraíba. Seu nome, de origem tupi, significa "morada das garças", é uma das cidades mais populosas do estado.
Situa-se a 98 quilômetros da capital João Pessoa, a 100 quilômetros de Campina Grande, maior cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.
É chamada de Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-polo de um região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mais torna-se uma importante referência política e ecônomica na região do Brejo. Assim como a cidade de Sapé que próxima a Guarabira, faz parte oficialmente da Mesorregião da Mata Paraibana, mas politicamente está inserida no Brejo. Ambas (Microrregião do Brejo e Microrregião de Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.
A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar nº 101, de 12 de julho de 2011 cuja população total é de 193.656 habitantes.

Bandeira de Guarabira 
Bandeira 
Brasão de Guarabira 
Brasão


Nossa Senhora da Luz é a padroeira do município. Sua imagem original foi trazida de Portugal, em 1755, pelo português Antônio Rodrigues da Costa, natural de Beiriz (província do Porto), um dos fundadores do município.

Município de Guarabira:

"Rainha do Brejo"
"Capital do Brejo"
"Terra da Luz"
“Capital Nacional dos Ovnis”
“Terra do Memorial de Frei Damião”
“Terra do Cordel”
“Terra do Pavão Misterioso”
“Terra de filhos ilustres: Cleodon Coelho (escritor), Osmar de Aquino (político), Geraldo Alverga (poeta), Antonio Sobreira (pintor), Márcio Azevedo (atleta), José Henrique (cantor), dentre outros.

Fundação: 1694
Gentílico guarabirense
Lema Lvmine Gratiæ Tvæ



ORIGEM - Guarabira, segundo alguns entendidos da língua tupi-guarani, quer dizer berço das garças, "guará-pora" ou "bira", isto é, moradia dos guarás. Alguém é da Opinião que proceda do vocabulário indígena "Guirabira", isto é, árvore dos pássaros.
O nome guarabira significa, ao pé da letra, garça empinada, garça que se ergue. Do tupi guará: a garça; e bira: empinado, ereto, erguido.
Há uma outra versão, menos aceitável, que naquele tempo em virtude da grande quantidade de embira existente na região, os "guarás" ali se deliciavam.
Certo é que havia uma lagoa que fora aterrada onde encontravam variadas aves, onde hoje é a Avenida Dom Pedro II.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarabira